terça-feira, 26 de setembro de 2017

CINQUENTENÁRIO DA E.E."JOSÉ MATEUS DE VASCONCELOS

A história da Escola Estadual José Mateus de Vasconcelos começa oficialmente a 1° (primeiro) de maio de 1967 à Rua Coração de Maria, n° 115, na cidade de Guaraciaba, quando foi instalado o Educandário Imaculada Conceição, autorizado a funcionar pela portaria n° 59/67, publicado no “Minas Gerais” de 21 de Abril de 1967, de caráter particular, vinculado ao sistema estadual, tendo como entidade mantenedora a Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.
Em face das dificuldades sócio-econômicas da região, foi criado pela Lei n° 4874 de 23 de julho de 1968, o Ginásio Estadual de Guaraciaba, tendo sido extinto, portanto o “Educandário Imaculada Conceição”.
A demanda de alunos foi crescendo e surgiu a necessidade da construção de uma sede própria.Com o empenho dos deputados Padre Pedro Maciel Vidigal e Paulino Cícero de Vasconcelos, na aquisição de recursos financeiros junto ao estado, foi construído este prédio. 
Em 1° de Março de 1969  passou a funcionar em convênio com a Prefeitura Municipal de Guaraciaba e pelo Decreto n° 11,654 de 07 de fevereiro de 1969 passou a denominar-se Ginásio Estadual José Mateus de Vasconcelos”, criado pela Lei n° 4874, de 12 de julho de 1968,  autorizado a funcionar pela portaria n° 220/69. Foi mantido pela Prefeitura Municipal de Guaraciaba em convênio com o Estado até 31 de Maio de 1979.

        Pela Lei n° 7473, de 28 de abril de 1979, foi revogado o Parágrafo Único do Art 3° da Lei n° 4874, de 23/07/68, ficando assim a cargo do Estado a manutenção do corpo Administrativo e Docente da Escola Estadual “José Mateus de Vasconcelos”.
       Depois de um longo período de luta, foi criado pelo Decreto n° 26702, de 13/03/87, o ensino de 2° grau na Escola Estadual “José Mateus de Vasconcelos”, com habilitação profissional de Magistério de 1° grau (Professor de 1ª a 4ª série) e 2° grau sem habilitação, autorizado a funcionar pela Portaria n° 1253/87, publicado no “Minas Gerais” do dia 14/03/87.Em 1998 foi extinto o curso de 2°  grau com habilitação de Magistério de  1°grau ficando até o hoje o Ensino Médio sem habilitação.
Parabéns E.E. José Mateus de Vasconcelos pelos seus 50 anos de bem servir a nossa comunidade e a Pátria. 

Vista externa

Vista Interna

Mural cinquentenário


EE “José Mateus de Vasconcelos” de Guaraciaba comemora 50 anos de existência
Encerrando a semana escola em movimento, a EE “José Mateus de Vasconcelos” /Guaraciaba comemorou no dia 23 de setembro de 2017 o aniversário de 50 anos de existência. O cinquentenário da escola foi celebrado em grande estilo e contou com a presença de alunos e ex-alunos, funcionários e ex-funcionários, pais de alunos, autoridades e demais membros da comunidade escolar.
A comemoração iniciou-se com a apresentação da banda musical “Nossa Senhora do Rosário”, seguida de queima de fogos e da celebração da santa missa pelo Pároco da cidade, Padre Edir. Após a missa foi inaugurada a galeria de ex-diretores. A Diretora Maria Imaculada Maciel Correia declarou abertos os trabalhos e compôs-se a mesa de autoridades com a presença do prefeito, vice-prefeito e presidente da Câmara municipal de Guaraciaba, representantes de ex-funcionários, professores e Especialistas da Educação Básica, Sargento da PM, Pároco local, e o filho do Patrono da Escola, Sr. Antônio Carlos de Vasconcelos. Alguns componentes da mesa pronunciaram-se com demonstração de afeto, reconhecimento e gratidão à Escola. A Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova esteve representada através da Analista Educacional e ex-aluna da escola.
A cerimonia teve continuidade com a apresentação do vídeo com uma coletânea de fotos da linha de tempo da escola, desde a fundação até os dias atuais. Houve entrega de placas comemorativas do cinquentenário para ex-diretores e para o filho do Sr. José Mateus de Vasconcelos, momento de grande emoção para todos. O coral com os alunos da Educação Integral Integrada abrilhantou o evento com uma bonita apresentação.
O encerramento deu-se com a apresentação teatral de alunos e funcionários da escola contando a história da escola. Finalmente, todos dirigiram-se à mesa do bolo de aniversário para cantarem o tradicional “Parabéns para você”.
A direção da EE “José Mateus de Vasconcelos” agradece a todos os que colaboraram direta e indiretamente para a realização do evento.
 Fotos: Arquivo da escola

Convite
Banda Musical Nossa Senhora do Rosário
Celebração no Galpão da Escola
Ex-diretores
Galeria de Ex-diretores

Mensagem de Rosane Name dos Reis
Diretora da SRE-Ponte Nova

 

Coral da Educação Intergal e Integrada



Teatro: História da E.E."José Mateus de vasconcelos"


Mesa do Bolo
































































































































    

Nenhum comentário:

Postar um comentário